Pages

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

ubuntu não Desliga



Em algumas versões do ubuntu existe um bug que impossibilita o desligamento do sistema, mas a correção é bem simples.
Existe três maneiras de corrigir esse problema, veja qual das três soluções resolve seu problema...

Como já falei o procedimento é bem simples, siga as instruções abaixo:


Abra o Terminal e digite:
sudo su   (digite a senha quando solicitada)
nano /etc/default/grub
Encontre a linha  iniciada por "GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT"
deixe-a assim: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi=force"
Ctrl + O pra salvar, feche o Termina.
Atualize o Grub
sudo update-grub

Clique na imagem para ampliar...

Abra o terminal e digite:
sudo su (digite sua senha quando solicitada)
gedit /etc/modules
Acrestente o apm na ultima linha e salve o arquivo.
gedit /boot/grub/menu.lst
Acrescente apm=power-off

A terceira solução é a possivel solução para os casos que ao invés de desligar o sitema, volta pra tela de login.
Isso acontece porque algum usúario não encerrou sua sessão impossibilitando o desligamento do sistema, a solução seria vc encerrar sua sessão, voltar a tela de login e entrar nas outras contas e finalizar    
a sessão, voltando de novo na tela de login tente desligar o sistema.
Isso geralmente acontece nos sistema que rodam unity e tbm Gnome Shell ou somente Gnome, no Gnome além da opção de encerrar sessão tbm tem a opção de trocar de usuario,  é ai que tudo acontece, quando logado no Gnome e vc resolve trocar  de usuario e não encerra a sessão, ai vc se loga em outra conta q roda Unity ou Gnome mesmo e quando vai desligar volta pra tela de login, isso acontece para vc voltar a sessão anterior q ainda está ativa.
Isso aconteceu comigo.

Agora tente desligar seu sistema...









10 comentários:

  1. muito bom , me ajudo muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada amigo, disponha sempre que quizer... um abraço.

      Excluir
  2. Caros,
    Atualmente estou com linux mint porém não conseguigo desligar e nem reiniciar meu notebook. Sempre tenho que desligar manualmente no dedouf!

    ResponderExcluir
  3. Tenho o linux mint porém não conseguigo desigar e nem reiniciar, sempre tenho que desligar no dedof!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, não entendi o 2 procedimento, alguém poderia me explicar melhor? O primeiro procedimento não resolveu.

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica, a primeira funcionou pra mim no Xubuntu 14.04.3.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas dicas. Infelizmente não funcionou em meu Mint, mas foi útil para descobrir que o sistema ao invés de dar algum comando do tipo "poweroff" fica como "system halted" (isso aparece na tela) e isso me permitiu descobrir que poderia desligá-lo pelo comando "poweroff -f" (suponho que seja algum problema com o dispositivo acionado pelo comando "shutdown" pois ele simplesmente não desliga o micro.

    ResponderExcluir
  7. Acho que vou desistir...não consigo resolver esse problema. O micro simplesmente não desliga no Ubuntu 15.10 e pronto ! Paciência ...

    ResponderExcluir
  8. Sérgio Cabral: Quebrei cabeça, li muitos forúns e nada solucionava. Aliás quase todos falam das sugestões 1 e 2. O problema era apenas haver mantido um outro usuário aberto (3a sugestão).
    Muito simples, mas ao mesmo tempo complexo.
    É o ovo de colombo, depois que Osmar 'Colombo' solucionou o problema ficou fácil.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir